sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Semana da Diversidade mistura saúde e alegria

NA OAB

Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 03:10

Semana da Diversidade mistura saúde e alegria

Encontro na OAB tem debate sobre sexualidade e até encenação cômica

Agência BOM DIA

A terceira edição da Semana da Diversidade está levando informação para todas as áreas da cidade. Ontém, foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde unir-se ao movimento que luta pelos direitos das minorias em prol da conscientização.

No seminário “Diversidade, Sexualidade e Gênero”, realizado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Bauru, os profissionais da área da saúde foram convidados a pensar sobre a questão da homossexualidade no contexto social.

Um dos organizadores do evento, o professor universitário João Winck esteve presente no encontro e, animado, falou sobre a receptividade que os bauruenses estão tendo pela semana. “A gente não esperava tanta gente nas atividades. Está sendo uma surpresa muito boa.”

A programação do seminário foi divida entre palestras, debates, e apresentações culturais. Uma das temáticas expostas foi o Plano Estadual para Enfrentamento da Epidemia do HIV/AIDS e das DST entre Gays, outros HSH e Travestis.

A coordenadora estadual do Departamento de DST, AIDS e hepatites virais, Márcia Giovanetti, falou sobre a importância da contribuição de cada um na luta pela igualdade de direitos. “Um dos fatores que aumenta a vulnerabilidade dos pacientes com DSTs é o preconceito e a discriminação. É muito importante que participemos de oportunidade de combater os preconceitos.”

Participante do evento, Célia Maria Ribeiro, 45, é técnica em enfermagem e expressa sua opinião: “Não existe só preconceito contra os homossexuais.”

Para a enfermeira Patrícia Iolanda Antunes, 33, “a sociedade fica se encondendo atrás de hipocrisias.”

A drag queen Giovanna Gery foi a mestre de cerimônias do evento. “As pessoas não sabem como lidar com a homossexualidade”, afirma.

O encerramento do seminário trouxe a CIA Paulista de Artes, que apresentou uma bem-humorada peça de stand-up onde o tema da sexualidade foi inserido delicadamente em meio à piadas convencionais.

Nesta sexta-feira, os convidados do seminário são os profissionais de assitêncial social. No domingo, tem a parada da diversidade, a partir das 13h, na avenida Nações Unidas.


Atriz durante encenação na OAB, nesta quinta-feira (26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário