domingo, 29 de agosto de 2010

Parada da Diversidade de Bauru terá vários serviços

29/08/2010 - JC Cultura
Vários serviços serão prestados à comunidade durante parada

Durante a realização da 3.ª Parada da Diversidade hoje, em Bauru, com concentração a partir das 13h, na Praça da Paz, vários serviços serão prestados para a comunidade presente ao evento.

O som de cinco trios elétricos animará o público, estimado em cerca de 40 mil pessoas, que participará do evento para pedir paz e o fim da violência. A parada encerra a 3.ª Semana da Diversidade.

A partir das 15h, a parada sairá da Praça da Paz pela avenida Nações Unidas em direção ao Parque Vitória Régia, onde a festa chegará ao fim com os shows da “Madonna” brasileira, a cantora Verônica Pires, e de Wanessa.




Prestação de serviços


A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, através do Programa Doença Sexualmente Transmissíveis (DST-Aids), distribuirá material educativo e cerca de 5 mil preservativos aos participantes presentes na avenida Nações Unidas.

O trabalho tem o objetivo de difundir a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Na última quinta-feira, cerca de 150 pessoas participaram do “Seminário Diversidade, Sexualidade e Gênero” com o slogan “Ame a vida. Diga não à violência”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru, coordenado pela Prefeitura Municipal de Bauru, através das Secretarias Municipais de Saúde e do Bem Estar Social e ainda pela Associação Bauru pela Diversidade.

Já a Defensoria Pública de São Paulo prestará orientação jurídica em diversas áreas, sobretudo em questões que envolvem os direitos relacionados à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) e ao combate à discriminação homofóbica. Serão distribuídos também folders informativos sobre a questão.

A Defensoria Pública de São Paulo possui atuação especializada no combate à homofobia - que inclui a representação juidicial e extra-judicial de vítimas de discriminação.

Por meio de convênio firmado com a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado e com a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura da Capital, a instituição atua em casos de aplicação da Lei Estadual nº 10.948 de 2001 - que prevê penalidades administrativas para práticas de discriminação por orientação sexual.




Multa


A lei prevê penalidade de advertência e multas (valor mínimo de R$ 16.420,00) para pessoas físicas ou jurídicas e suspensão ou cassação de licença estadual de funcionamento para estabelecimentos comerciais.

Também presente na parada, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Associação Bauru pela Diversidade, irá trabalhar pela conscientização ambiental.

Serão distribuídos, aproximadamente, 10 mil adesivos educativos, que serão colados nas roupas dos participantes da Parada da Diversidade, com o objetivo de incentivar as pessoas a descartarem seu lixo nas lixeiras que estão disponíveis ao longo da avenida, evitando assim, o acúmulo de resíduos durante o evento que procura firmar a paz entre as diferentes culturas.



____________________


Interdições e limpeza


Por conta da Parada da Diversidade, a Emdurb interditará a avenida Nações Unidas entre as ruas Ibraim Nobre e rua Aviador Gomes Ribeiro, sentido Centro-bairro e bairro-Centro, bem como a rua José Ferreira Marques, entre as ruas Joaquim da Silva Martha e rua Albino Tâmbara.

Os acessos à avenida Nações Unidas, sentido bairro-Centro, pela rua Ibraim Nobre e rua Abrahão Rahal serão interditados às 10h e 12h, respectivamente. Já acesso à avenida Nações Unidas, sentido Centro-bairro, proximidades da rua aviador Gomes Ribeiro, será interditado a partir das 13h.

Nesta localidade, o trânsito será desviado, obedecendo o seguinte trajeto: rua José Ferreira Marques, rua Joaquim da Silva Martha, avenida Octávio Pinheiro Brisolla, rua Albino Tâmbara, marginal da avenida Nações Unidas. Para auxiliar os motoristas e organizar o trânsito, dez agentes de fiscalização permanecerão nas imediações do evento já a partir das 10h.

Para a limpeza, a Emdurb disponibilizará uma equipe da varrição composta por sete colaboradores que iniciarão os trabalhos no trajeto da parada a partir das 12h, na Praça da Paz. Terminada a limpeza da praça, a equipe se dirigirá ao Parque Vitória Régia recolhendo os resíduos provenientes do evento.

A equipe permanecerá no Parque Vitória Régia até as 19h. Amanhã, uma nova equipe voltará ao local para a limpeza total do parque. Além das ecolixeiras já instaladas no Vitória Régia, a Emdurb disponibilizará 12 tambores de 100 litros cada para acondicionamento do lixo.
Karla Beraldo/Com Redação - Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário