domingo, 22 de agosto de 2010

Semana da Diversidade começa amanhã

22/08/2010 - Geral

Semana da Diversidade começa amanhã

Aberta com a entrega do troféu ‘Eu Faço a Diferença’, série de atividades vai até domingo; Parada encerrará o evento

Em prol da paz, a 3ª Semana da Diversidade de Bauru tem início amanhã com uma série de atividades. Entrega de prêmios, palestras, debates, exibição de filmes, entre outras iniciativas integram a programação, que será realizada durante toda a semana. O encerramento ficará por conta da 3ª Parada da Diversidade, que pretende reunir 40 mil pessoas na avenida Nações Unidas, em marcha contra a violência.

A abertura oficial será amanhã, com a entrega do troféu “Eu Faço a Diferença” a 12 personalidades e empresas de Bauru que contribuíram para o fortalecimento e o respeito à diversidade na cidade. O evento será realizado no Urbano Pub, às 20h, apenas para convidados.

“O prêmio é um agradecimento da Associação a essas pessoas e uma forma não apenas de reconhecer o trabalho delas, como ainda estimulá-las cada vez mais”, afirma Markinhos Souza, coordenador geral da Associação Bauru pela Diversidade (ABD), sobre o troféu, uma réplica do anfiteatro Vitória Régia nas cores do arco-íris.

Com o tema “Eu Amo a Vida - Diga Não à Violência”, a semana seguirá com manifestações políticas, culturais e educativas, realizadas de forma descentralizada em cinco bairros da cidade, sempre com foco na politização do movimento GLBT.

“A principal diferença entre a última edição da semana e esta, é que a do ano passado foi marcada por debates com intuito de formatar políticas públicas. Nesta, estamos agindo”, comenta Souza.

Para João Winck, conselheiro da ABD, a 3ª Semana da Diversidade significa a consolidação das ações que estão sendo desenvolvidas na cidade.

“Estamos percebendo que o número de entidades que estão se engajando nessa questão da diversidade aumentou muito. Já existe na cidade essa efervescência, e com a Parada, toda essa efervescência está tendo condições de se concentrar e aparecer. Lutas que antes eram invisíveis estão ganhando visibilidade”, avalia.

Para realizar todas as atividades, a ABD conta com a parceria das secretarias municipais de Cultura, Esportes, Educação, Bem-Estar Social, Saúde, Meio Ambiente, de conselhos municipais, do Núcleo pela Tolerância da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Conselho Regional de Psicologia, associações de bairro e organizações não-governamentais (ONGs), entre outras instituições.


‘Cine Fórum’

Um dos destaques da programação da 3ª Semana da Diversidade, o projeto “Cine Fórum” terá início nesta terça-feira. Promovida em parceria com a ONG Periferia Legal, a iniciativa envolverá 500 alunos de cinco escolas estaduais de bairros periféricos da cidade, que participarão de discussões com especialistas após a exibição de filmes relacionados à violência.

Na terça, o projeto será na Escola Plínio Ferraz. Até sexta, as atividades passam pelas escolas Francisco Alves Brizola, Ada Cariane e Santa Edwirges.

“O objetivo do ‘Cine Fórum’ é encontrar multiplicadores das ações. Entre os alunos que participarem das atividades, os professores irão selecionar aqueles que têm o perfil mais politizados, são lideranças para que eles se engajem nessa luta de forma duradoura, sistemática”, explica Rick Ferreira, também coordenador da ABD. No dia da Parada os participantes receberão, de brinde, mochilas com material didático sobre o tema.


Parada

No próximo domingo, a já tradicional marcha cívica da Parada da Diversidade encerrará as atividades da 3ª Semana da Diversidade de Bauru. Cinco trios elétricos já estão confirmados para conduzir a descida dos participantes em prol da paz. A concentração será na Praça da Paz, a partir das 13h.

Os participantes sairão do local às 15h, com destino ao Parque Vitória Régia, que será palco do Show da Diversidade. “O objetivo é mobilizar não apenas a comunidade GLBT, mas também toda a população de Bauru e região para ir para a avenida de branco, numa celebração pela paz”, convida Markinhos Souza.

No palco do Vitória, a festa será encerrada com show da Madonna brasileira, Verônica Pires, e da cantora Wanessa. Cada vez mais dançante em suas músicas, Wanessa tem conquistado o público GLS em shows por todo Brasil. Batizada de “Balada”, a tour é reflexo da vertente mais eletrônica que passou a vigorar no trabalho da cantora.

Verônica Pires é cover de Madonna há mais de 15 anos. Em sua trajetória, já participou de diversos eventos de fãs-clubes e foi contratada da Warner Music por dois anos, quando atuou como divulgadora em lançamentos de CDs e clipes no País. Em 2008, ela fez shows nos lançamentos oficiais de “Hard Candy”.

Karla Beraldo para o Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário