terça-feira, 27 de julho de 2010

Sigla gay incomoda Sakai e gera protesto na Câmara


Segunda-feira, 26 de julho de 2010 - 21:26

Sigla gay incomoda Sakai e gera protesto na Câmara

Vereador quer retirada de termo LGBT em semana contra preconceito

(Bruno Mestrinelli (matéria) e Juliano Lobato (foto)/Agência BOM DIA)

A intenção de criar uma Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação contra negros, deficientes, crianças, idosos e comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) foi apresentada há um ano, mas não saiu do papel.

Há dois problemas que emperraram a tramitação do projeto de lei na Câmara, que acabou devolvido para o Executivo.

Um desses entraves irrita a comunidade gay da cidade: o vereador Pastor Sakai (PP) pediu a retirada da sigla LGBT do projeto. Sakai foi o relator da matéria na Comissão de Justiça. O parlamentar, que é evangélico, afirmou ao BOM DIA tratar-se “apenas de uma questão de nomenclatura”. “Não sou contra”, afirma. O termo considerado adequado pelo parlamentar é “orientação sexual”.

O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) confirmou ao BOM DIA a intervenção do parlamentar, mas afirma que não vai retirar o termo LGBT do projeto.

“Esse foi um pedido pessoal do Sakai”, diz.

Outro ponto que gerou problemas foi a obrigação pela Câmara da elaboração de relatório de atividades da semana em questão. O item ilegal foi retirado pela prefeitura, segundo Rodrigo.

Nota da ABD: O Pastor Sakai e o vereador Segalla dispensaram o direito de falar e preferiram desferir olhares furiosos para os membros da ABD durante toda a sessão na Câmara dos Vereadores. Lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário