segunda-feira, 19 de julho de 2010

Matéria do Jornal da Cidade (Bauru/SP)



08/07/2010 - Geral
Parada da Diversidade será pela paz


No dia do evento, 23 de agosto, os participantes receberão material didático envolvendo discussões sobre violência

Um pedido de paz. Com esse clamor, a 3ª Semana da Diversidade de Bauru terá início no dia 23 de agosto e será encerrada no dia 29, com a 3ª Parada da Diversidade, evento que reunirá gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e outras minorias. Neste ano o colorido do desfile dividirá espaço com o branco, como forma de manifestar a indignação diante da recente onda de violência que atinge a cidade e da intolerância que permanece na sociedade.

Mais uma vez, a parada será realizada na avenida Nações Unidas e pretende reunir cerca de 40 mil pessoas. No ano passado, por conta da chuva, o público estimado foi de 15 mil. Além dos participantes vestidos de branco, a marcha cívica - que passa a integrar oficialmente o calendário de comemorações do aniversário da cidade - deverá contar com revoada de pombos, pelo menos quatro trios elétricos e show com artista nacionalmente conhecido.

Além de diversão, no entanto, a semana - que neste ano tem o tema “Eu amo a vida - Diga não à violência!” - pretende discutir ações que possam difundir a cultura de tolerância em todos os âmbitos e aglutinar os projetos que já vem sendo desenvolvidos por organismos públicos e privados. “Muitas dessas ações vêm sendo desenvolvidas de maneira pulverizada e não conseguem visibilidade. Se elas forem mapeadas pela prefeitura e passarem a ser realizadas de maneira integrada, podem ter uma força muito maior para diminuir o problema”, acredita João Winck, conselheiro da Associação Bauru pela Diversidade (ABD).

De acordo com Marcos Souza, o Markinhos, coordenador geral da ABD, o objetivo é mobilizar todos aqueles que já sofreram algum tipo de violência, seja no trânsito, em casa ou na escola, física ou psicologicamente, e também aqueles que se sensibilizam com a causa. “Todo mundo já foi vítima de algum tipo de violência. A discriminação, o preconceito e a criminalidade são formas muito fortes de violência. E Bauru é uma cidade que está crescendo. Precisamos pedir pela paz.”


Politização

Sempre com foco na politização do movimento GLBT, a Semana da Diversidade irá promover atividades culturais e debates, entre eles o Cine Fórum, promovido em parceria com a ONG Periferia Legal. A iniciativa envolverá 500 alunos de cinco escolas estaduais de bairros periféricos da cidade, que participarão de discussões com especialistas após a exibição de filmes relacionados à violência. No dia da Parada, os participantes receberão, de brinde, mochilas com material didático sobre o tema.

“Eles se transformarão em multiplicadores desse pedido de tolerância. Vamos fazer toda uma discussão para despertar essa preocupação com a violência e, depois, marcar uma audiência pública para verificar quais as contradições e necessidades apontadas por essas comunidades. Não queremos que aconteça como aconteceu com a Parada de São Paulo, que perdeu todo o seu foco político”, detalha Rick Ferreira, coordenador da ABD e organizador do evento.

Para realizar todas as atividades, a ABD conta com parceria das secretarias municipais de Cultura, Esportes, Educação, Bem-Estar Social, Saúde, Meio Ambiente, de conselhos municipais, do Núcleo pela Tolerância da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Conselho Regional de Psicologia, associações de bairro e ONGs, entre outras instituições.

A programação começará no dia 23 de agosto, com a entrega dos prêmios “Eu Faço a Diferença” às cinco personalidades e cinco empresas que contribuíram com o fortalecimento e o respeito à diversidade na cidade. No último dia, um domingo, ocorre a marcha cívica da 3ª Parada da Diversidade. A concentração para o desfile será na Praça da Paz, a partir das 13h. Os participantes sairão do local às 15h, com destino ao Parque Vitória Régia, que será palco do Show da Diversidade.

Todo o percurso será marcado por muita alegria, descontração, música eletrônica, DJs, performers, go go boys e todas as cores, além do branco. “São esperados grupos vindos de Marília, Avaré, Botucatu, São Carlos, Lins e a região de Bauru toda. Estamos numa expectativa grande porque, a cada ano, a adesão e o interesse das pessoas pelo evento aumenta”, pontua Markinhos.

Tisa Moraes para o Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário