terça-feira, 27 de julho de 2010

Sigla gay incomoda Sakai e gera protesto na Câmara


Segunda-feira, 26 de julho de 2010 - 21:26

Sigla gay incomoda Sakai e gera protesto na Câmara

Vereador quer retirada de termo LGBT em semana contra preconceito

(Bruno Mestrinelli (matéria) e Juliano Lobato (foto)/Agência BOM DIA)

A intenção de criar uma Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação contra negros, deficientes, crianças, idosos e comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) foi apresentada há um ano, mas não saiu do papel.

Há dois problemas que emperraram a tramitação do projeto de lei na Câmara, que acabou devolvido para o Executivo.

Um desses entraves irrita a comunidade gay da cidade: o vereador Pastor Sakai (PP) pediu a retirada da sigla LGBT do projeto. Sakai foi o relator da matéria na Comissão de Justiça. O parlamentar, que é evangélico, afirmou ao BOM DIA tratar-se “apenas de uma questão de nomenclatura”. “Não sou contra”, afirma. O termo considerado adequado pelo parlamentar é “orientação sexual”.

O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) confirmou ao BOM DIA a intervenção do parlamentar, mas afirma que não vai retirar o termo LGBT do projeto.

“Esse foi um pedido pessoal do Sakai”, diz.

Outro ponto que gerou problemas foi a obrigação pela Câmara da elaboração de relatório de atividades da semana em questão. O item ilegal foi retirado pela prefeitura, segundo Rodrigo.

Nota da ABD: O Pastor Sakai e o vereador Segalla dispensaram o direito de falar e preferiram desferir olhares furiosos para os membros da ABD durante toda a sessão na Câmara dos Vereadores. Lamentável!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hoje, segunda-feira, na Câmara dos Vereadores de Bauru

Hoje (26/7), às 15h, a ABD estará lutando pelos direitos dos LGBTs na Câmara Municipal de Bauru.

Compareçam de branco, é muito importante! A Câmara Municipal de Bauru fica na Praça Dom Pedro II, 21500 (esquina com a avenida Rodrigues Alves) - Centro.

Gravação do vídeo "Sim, eu sou gay"



Acontece, nesta quinta-feira, dia 29, a gravação do vídeo "Sim, eu sou gay" no escritório do Urbano Pub, à partir das 22h30.

O vídeo é uma regravação do vídeo original, que bomba no YouTube e você pode conferir com legendas.

O vídeo sofrerá algumas alterações nas falas, e terá a participação de lésbicas e simpatizantes. Ao final, será divulgada a 3ª Parada da Diversidade de Bauru, que acontece dia 29 de agosto.

Precisamos de pessoas dispostas a participar do vídeo. Gays, lésbicas e simpatizantes. Participem! As falas são prontas e muitooo rápidas.

A gravação é nesta quinta-feira! O Urbano Pub fica na rua Nossa Senhora de Fátima, 2-100. Mais informações pelo telefone (14) 8171 1812.

Discussão no site do jornal Bom Dia

Discussão no site do Bom Dia - IMPORTANTE

Está acontecendo uma discussão acalorada no jornal Bom Dia, na notícia da matéria que mostra que os religiosos estão lutando contra a aprovação do projeto de lei que aprovaria o casamento gay no Brasil.

E é óbvio, porém lamentável, que usam ofensas como "deveriam ter vergonha de se dizer católicos", além de citar passagens bíblicas que, sabemos, não devem ser levadas ao pé da letra.

Toda forma de amor é válida. E se é permitido e até incentivado que sejam heterossexuais, por que carniçam tanto o nosso direito de amarmos um parceiro e termos direito à partilha de bens, aposentaria e um pouco de sossego para sermos felizes no nosso cantinho?

Expresse sua opinião. Mostre que o público homossexual de Bauru e região está decidido à lutar por um estado laico de fato e que somos pessoas com os mesmos direitos que qualquer um!

Clique no logo do Bom Dia, acesse a matéria e deixe seu comentário.

Diga NÃO aos políticos homofóbicos!
Intolerância gera violência!

Diga NÃO à violência!
3ª Parada da Diversida de Bauru, dia 29 de agosto de 2010


Associação Bauru Pela Diversidade
SOMOS, ESTAMOS, ACOSTUMEM-SE!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Parada de Bauru no YouTube

Agora, com o YouTube oficial da Associação Bauru Pela Diversidade, vocês poderão encontrar em um único lugar, vários vídeos de divulgação e cobertura da Parada da Diversidade de Bauru. Inscreva-se em nosso canal para ficar por dentro de tudo que é postado.

Parada de Bauru com Fotolog

A Associação Bauru Pela Diversidade criou o Fotolog oficial da Parada de Bauru. Atualizado diariamente, o Fotolog traz as melhores fotos da 2ª Parada da Diversidade de Bauru, realizada em 2009. E após a 3ª Parada da Diversidade, dia 29 de agosto, as melhores fotos da edição deste ano serão postadas diariamente. Se você também tem um Fotolog, favorite-o para conferir nossas atualizações.

Parada da Diversidade de Bauru agita as baladas da cidade


E quem divulga a Parada da Diversidade de Bauru, ganha entrada free para a festa pós-Parada da Diversidade que rola na Labirinthus, com show especial da cover oficial no Brasil da Beyoncé Knowles.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Fotos da 2ª Parada de Bauru por Macarini


A 2ª Parada da Diversidade de Bauru aconteceu em setembro de 2009 e reuniu mais de 15 mil pessoas debaixo de chuva! Confira fotos não-selecionadas que o fotógrafo Paulo Macarini fez do evento. Ignorem as fotos feias (ou de pessoas feias e bêbadas) e se divirtam: são 730 fotos (24 delas, em alta resolução, estão no flickr do fotógrafo). Em breve, mais fotos da 2ª edição da Parada da Diversidade de Bauru. E vem aí, falta pouco: 3ª Parada da Diversidade de Bauru - Todo Mundo de Branco - 29 de Agosto de 2010.

Banners: 3ª Parada de Bauru - EU VÔ!






Matéria do Jornal da Cidade (Bauru/SP)


15/07/2010 - Geral
Diversidade dá espaço a ações políticas


3ª edição da Semana da Diversidade, realizada em agosto, será caracterizada pela maior politização de suas atividades

Neste ano, a Semana da Diversidade, que passa a fazer parte do calendário de comemorações do aniversário de Bauru, decidiu adotar um mote mais abrangente para despertar a consciência de toda a população de Bauru. Utilizando seu potencial de mobilização, que reuniu mais de 15 mil pessoas sob chuva na avenida Nações Unidas em 2009, a Associação Bauru pela Diversidade (ABD) vai abordar a temática da violência nas ações de 2010.

Desta vez, os organizadores do evento, Rick Ferreira, Marcos Souza e João Winck, todos da ABD, decidiram utilizar esse poder de mobilização para abrir uma discussão acerca de um fator que tem forte influência sobre a sociedade como um todo: a violência.

Portanto, a 3ª Semana da Diversidade de Bauru terá como tema principal o slogan “Eu amo a vida: diga não à violência”, sendo comemorada entre os dias 23 e 29 de agosto. Mas esta iniciativa será utilizada apenas como o catalisador das ações que devem nascer em consequência da movimentação criada durante a semana, destaca João Winck, conselheiro da ABD, durante divulgação do projeto realizada ontem no Café com Política do JC.

“A Semana da Diversidade vai servir como um catalisador para as ações contra a violência. Pretendemos que este período funcione como a abertura da discussão deste importante tema perante a sociedade. Depois do lançamento deste projeto, esperamos que os trabalhos relativos à busca por soluções para os problemas gerados e geradores da violência se intensifiquem”, define Winck.


Agenda

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru e suas secretarias de Bem-Estar Social (Sebes), Meio Ambiente (Semma), Cultura, Esportes, Educação, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Saúde, a associação tem como pauta principal de sua iniciativa a criação de uma agenda unificada entre as instituições.

Esta agenda unificada representa a esquematização de um planejamento coletivo entre os poderes público, privado e representações da sociedade civil, realizando a união de objetivos sociais e esforços institucionais para a promoção de ações concentradas em uma mesma direção, o que representaria mais força para o movimento contra a violência, segundo Wink. “Com esta abordagem, os movimentos poderão adquirir mais força para adentrar espaços onde anteriormente eram barrados, além de possibilitar a realização de trabalhos contínuos que podem trazer resultados mais efetivos para toda a sociedade. A agenda unificada pode tornar as ações mais consistentes e criar a possibilidade para elas serem contínuas, atuando durante todo o ano para melhorar a sociedade”, frisa o conselheiro da ABD.


União

Os projetos criados para abordar a violência e suas diversas manifestações serão idealizados pela ABD, pelas secretarias municipais, por conselhos, associações de bairro, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e demais instituições que representam a sociedade civil. De acordo com Wink, todos os projetos que possam trazer benefícios para a sociedade poderão ser explorados e utilizados na prática.

Um dos projetos propostos pela ABD que encontra-se em estágio avançado de instauração é o Cine Fórum. A iniciativa será promovida em parceria com a ONG Periferia Legal e vai ocorrer em cinco escolas estaduais de bairros periféricos da cidade, sendo eles o Núcleo Mary Dota, Vila São Paulo, Jardim Ferraz, Parque Santa Edwirges e Jardim Redentor.

A iniciativa conta com um planejamento para a exibição de filmes que remetam à reflexão sobre temas ligados à violência. Depois da apresentação desses filmes, as escolas se transformarão em palcos de discussões, sempre intermediadas por especialistas que terão a função de expandir as argumentações e elucidar o público sobre os problemas da violência.


Evento realizado em agosto vai pedir paz

Entre os dias 23 e 29 de agosto será realizada a 3ª Semana da Diversidade de Bauru, que tem apoio do Jornal da Cidade. Neste ano, o evento terá como tema o slogan “Eu amo a vida: diga não à violência”, que será lançado durante a cerimônia de abertura do dia 23. A programação do primeiro dia da Semana da Diversidade vai contar com a entrega dos prêmios “Eu Faço a Diferença” às cinco personalidades e cinco empresas que contribuíram com o fortalecimento e o respeito à diversidade na cidade.

Por sua vez, como já se tornou tradição, o último dia é quando será realizada a marcha cívica da 3ª Parada da Diversidade. O desfile terá início na Praça da Paz, a partir das 13h, onde todos se reunirão para passar pela avenida Nações Unidas às 15h, com destino ao Parque Vitória Régia, que será palco do Show da Diversidade.

Neste ano, o colorido do desfile que representa a diversidade dividirá espaço com o branco, que aparece para representar a indignação diante da recente onda de violência que atinge a cidade e da intolerância que permanece na sociedade.

Alexandre Padilha para o Jornal da Cidade


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Matéria do Jornal da Cidade (Bauru/SP)



08/07/2010 - Geral
Parada da Diversidade será pela paz


No dia do evento, 23 de agosto, os participantes receberão material didático envolvendo discussões sobre violência

Um pedido de paz. Com esse clamor, a 3ª Semana da Diversidade de Bauru terá início no dia 23 de agosto e será encerrada no dia 29, com a 3ª Parada da Diversidade, evento que reunirá gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e outras minorias. Neste ano o colorido do desfile dividirá espaço com o branco, como forma de manifestar a indignação diante da recente onda de violência que atinge a cidade e da intolerância que permanece na sociedade.

Mais uma vez, a parada será realizada na avenida Nações Unidas e pretende reunir cerca de 40 mil pessoas. No ano passado, por conta da chuva, o público estimado foi de 15 mil. Além dos participantes vestidos de branco, a marcha cívica - que passa a integrar oficialmente o calendário de comemorações do aniversário da cidade - deverá contar com revoada de pombos, pelo menos quatro trios elétricos e show com artista nacionalmente conhecido.

Além de diversão, no entanto, a semana - que neste ano tem o tema “Eu amo a vida - Diga não à violência!” - pretende discutir ações que possam difundir a cultura de tolerância em todos os âmbitos e aglutinar os projetos que já vem sendo desenvolvidos por organismos públicos e privados. “Muitas dessas ações vêm sendo desenvolvidas de maneira pulverizada e não conseguem visibilidade. Se elas forem mapeadas pela prefeitura e passarem a ser realizadas de maneira integrada, podem ter uma força muito maior para diminuir o problema”, acredita João Winck, conselheiro da Associação Bauru pela Diversidade (ABD).

De acordo com Marcos Souza, o Markinhos, coordenador geral da ABD, o objetivo é mobilizar todos aqueles que já sofreram algum tipo de violência, seja no trânsito, em casa ou na escola, física ou psicologicamente, e também aqueles que se sensibilizam com a causa. “Todo mundo já foi vítima de algum tipo de violência. A discriminação, o preconceito e a criminalidade são formas muito fortes de violência. E Bauru é uma cidade que está crescendo. Precisamos pedir pela paz.”


Politização

Sempre com foco na politização do movimento GLBT, a Semana da Diversidade irá promover atividades culturais e debates, entre eles o Cine Fórum, promovido em parceria com a ONG Periferia Legal. A iniciativa envolverá 500 alunos de cinco escolas estaduais de bairros periféricos da cidade, que participarão de discussões com especialistas após a exibição de filmes relacionados à violência. No dia da Parada, os participantes receberão, de brinde, mochilas com material didático sobre o tema.

“Eles se transformarão em multiplicadores desse pedido de tolerância. Vamos fazer toda uma discussão para despertar essa preocupação com a violência e, depois, marcar uma audiência pública para verificar quais as contradições e necessidades apontadas por essas comunidades. Não queremos que aconteça como aconteceu com a Parada de São Paulo, que perdeu todo o seu foco político”, detalha Rick Ferreira, coordenador da ABD e organizador do evento.

Para realizar todas as atividades, a ABD conta com parceria das secretarias municipais de Cultura, Esportes, Educação, Bem-Estar Social, Saúde, Meio Ambiente, de conselhos municipais, do Núcleo pela Tolerância da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Conselho Regional de Psicologia, associações de bairro e ONGs, entre outras instituições.

A programação começará no dia 23 de agosto, com a entrega dos prêmios “Eu Faço a Diferença” às cinco personalidades e cinco empresas que contribuíram com o fortalecimento e o respeito à diversidade na cidade. No último dia, um domingo, ocorre a marcha cívica da 3ª Parada da Diversidade. A concentração para o desfile será na Praça da Paz, a partir das 13h. Os participantes sairão do local às 15h, com destino ao Parque Vitória Régia, que será palco do Show da Diversidade.

Todo o percurso será marcado por muita alegria, descontração, música eletrônica, DJs, performers, go go boys e todas as cores, além do branco. “São esperados grupos vindos de Marília, Avaré, Botucatu, São Carlos, Lins e a região de Bauru toda. Estamos numa expectativa grande porque, a cada ano, a adesão e o interesse das pessoas pelo evento aumenta”, pontua Markinhos.

Tisa Moraes para o Jornal da Cidade

Promoção: Ganhe ingressos para a festa pós-Parada na Labirinthus



Participe da promoção da 3ª Parada da Diversidade de Bauru

Crie um perfil no twitter e divulgue a Parada.
Aqueles que mais twitarem e tiverem mais seguidores ganharão prêmios.

  • 1º Lugar: 3 meses de portaria free na Labirinthus.
  • 2º Lugar: 2 meses de portaria free na Labirinthus.
  • 3º Lugar: 1 mês de portaria free na Labirinthus.

Para concorrer, todos deverão seguir o twitter oficial da Parada.

Participe também da promoção no Orkut

Todos aqueles que tiverem mais de 200 amigos e colocarem o banner da Parada na foto do perfil e as informações sobre o evento na descrição pessoal, ganharão portaria free na festa pós-Parada na Labirinthus.

Obs.: Promoção válida para todos que estiverem adicionados no perfil oficial 3ª Parada da Diversidade de Bauru, divulgando durante todo o mês de Agosto entre os dias 01 à 29.

Release Oficial da 3ª Parada de Bauru




Entre os dias 23 e 29 de agosto de 2010 a Associação Bauru pela Diversidade estará realizando sua TERCEIRA SEMANA DA DIVERSIDADE, este ano com o tema EU AMO A VIDA – DIGA NÃO A VIOLÊNCIA.
As manifestações políticas, culturais e educativas vão acontecer nos bairros da cidade, onde todos os interessados em promover atividades poderão se inscrever para realizá-las.

Já estão programadas as participações da Secretaria da Cultura, de Esportes, Educação, do Bem Estar Social, do Núcleo pela Tolerância da UNESP, do Conselho Regional de Psicologia e vários Conselhos Municipais, Associações de Bairro e ONGs, dentre outras instituições. Vão acontecer diversas oficinas, mostras, apresentação de música, dança e teatro, além das mesas redondas para discutir e apresentar ao senhor Prefeito soluções para a onda de violência que está afetando todos nós.

No lançamento da Semana serão entregues os prêmios “Eu Faço a Diferença” às personalidades e empresas que se destacaram no combate ao preconceito.

A principal atividade da Semana será o Cine Fórum, promovido pela ONG Periferia Legal, em parceria com a ABD. O evento, além de pipoca e brindes, reunirá especialistas para conversar com a platéia, antes e depois da exibição do filme.

A Terceira Semana da Diversidade se encerra no dia 29 com a tradicional PARADA DA DIVERSIDADE, na av. Nações Unidas, onde quatro trios elétricos vão animar a marcha cívica pelo fim do preconceito, da intolerância e da violência, e exigir igualdade aos diferentes.

A concentração será na Praça da Paz, a partir das 13h. A largada da marcha será às 15h, sendo encerrada no Parque Vitória Régia com o tradicional Show da Diversidade na concha acústica.

Vamos todos vestidos de BRANCO para celebrar a Cultura da Paz, mostrar a nossa força e exigir o fim da violência.